•      Home
  • Destaques

Tese de doutorado defendida por Ramon Vilela Bergamin é noticiada no Jornal da Unicamp


Uma tese de doutorado defendida por Ramon Vilela Bergamin na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Fecfau) da Unicamp investigou métodos para combinar os dois materiais com diferentes tipos de conectores mecânicos, na busca por lajes com rigidez e resistência adequadas para a aplicação com segurança em edifícios.



A pesquisa foi realizada sob a orientação do professor Nilson Tadeu Mascia, do Departamento de Estruturas da Fecfau, e explorou a união de madeira engenheirada – placas de madeira laminada cruzada (CLT, na sigla em inglês) – com concreto a partir da realização de estudos sobre métodos mais eficazes para juntá-los, mantendo o bom aproveitamento das características de cada material.



A matéria pode ser acessada no link: https://www.jornal.unicamp.br/edicao/706/materiais-unidos-pelo-beneficio/#gsc.tab=0