USUÁRIOS E SENHAS


O acesso aos recursos de informática da FECFAU é feito através de uma conta em nosso sistema local de computadores, que é válida enquanto durar o vínculo do usuário com o Faculdade.

As senhas fornecidas pela informática são as senhas da rede FECFAU, que permitem a utilização dos laboratórios e área unix (quando solicitadas explicitamente). Para docentes e funcionários são criadas credenciais que permitem acesso aos sistemas administrativos e intranet.

A partir de agosto de 2024, foi desenvolvido e dispolibilizado, um sistema que consulta diariamente a base de dados da DAC, encontra um aluno que não exista na nossa base de usuários, cria a conta dele para acesso aos computadores e envia um email ao endereço institucional constante na base da dac com as credenciais para acesso aos computadores.

A regra utilizada para a criação do usuário para acesso aos laboratórios é:

  •  g+ra (para alunos regulares de graduação)
  •  p+ra (para alunos regulares de pós-graduação)
  •  ge+ra (para alunos especiais de graduação)
  •  pe+ra (para alunos especiais de pós-graduação)
  •  ex+ra (para alunos externos à FECFAU mas que cursem disciplinas aqui)

Nesse novo processo, definimos que a senha de acesso é a combinação da sigla da faculdade em maiúsculo FECFAU + os 4 primeiros dígitos do CPF, ex: FECFAU1234 e o usuário deve obrigatoriamente trocá-la no primeiro login.

Para os alunos que entraram antes de agosto de 2024, a abertura de conta e retirada de senhas é feita na Informática: bloco 7, sala 01, último piso, conforme a categoria:

  • Alunos regulares e especiais de graduação e de pós-graduação dos cursos da FECFAU terão as contas abertas automaticamente e a senha estará disponível após a confirmação da matrícula junto à Diretoria Acadêmica (DAC).
  • Usuários das demais categorias precisam preencher o formulário de abertura de conta, que deve estar assinado pelo membro da comunidade que for responsável pelo seu vínculo com a FECFAU, conforme a tabela abaixo:
Categoria Responsável
Aluno ou professor visitante Docente responsável pelo Visitante
Bolsistas Docente ou funcionário responsável pelo Bolsista

O prazo para criação de contas são de 2 dias, salvo para professores e funcionários em que a abertura da conta acontecerá o mais breve possível.

SENHAS

REDE FECFAU

Ao abrir a conta, o usuário receberá uma senha provisória que deve ser trocada por outra de seu conhecimento exclusivo.

Caso haja o esquecimento da senha, o usuário deve solicitar pessoalmente à informática sua troca. O prazo para que a solicitação seja atendida são 2 dias.

O usuário não pode fornecer sua senha a terceiros por medida de segurança.

UNICAMP

As senhas para o sistema da Unicamp (SISE) é fornecida pela informática exclusivamente para funcionários, docentes, professores/pesquisadores colaboradores ou professores/pesquisadores convidados.

Caso haja o esquecimento da senha ou expiração do prazo de troca, a informática deve ser acionada nos casos dos usuários acima citados.

O gerenciamento dos usuários dos alunos do sistema da Unicamp (SISE) é feito pela DAC (Diretoria Acadêmica), ou seja, a Informática não é responsável pelas senhas de alunos.

REGULAMENTAÇÃO

O acesso aos recursos computacionais da Unicamp é regulamentado pela Instrução Normativa IN-01/2019.