•      Home
  • Destaques

Implantação do 1º parklet da Unicamp, situado no Laboratório Plasma


  • 15/12/2023, 10:17
  • Beatriz Nascimento [CGEC]
Informamos a implantação do 1º parklet da Unicamp, situado no Laboratório Plasma, resultado de iniciativas anteriores e do oferecimento da disciplina EX006 - Projetos de Inovação e Empreendedorismo, oferecida pelos professores Gabriela Celani, da FECFAU, Eder Sócrates Najar Lopes, da FEM e Juliana Freitag Borin, do IC, neste semestre letivo.



Breve histórico:



"Um Parklet é um pequeno espaço de convivência implantado onde antes havia uma vaga de estacionamento de automóveis. A implantação do parklets é feita a partir de processos colaborativos, permitindo que os cidadãos e cidadãs participem da criação do espaço público e que assim se afeiçoem a ele e passem a cuidar melhor e a se responsabilizar por suas cidades.

O primeiro parklet no campus da Unicamp, situado em frente ao espaço Plasma (https://sites.google.com/unicamp.br/plasma/plasma), foi criado assim; inicialmente com um concurso de ideias promovido ainda durante a pandemia (https://sites.google.com/unicamp.br/plasma/concurso-parklet) e agora, finalmente implementado durante a disciplina EX006 Projetos de Inovação e Empreendedorismo, oferecida pelos professores Gabriela Celani, da FECFAU,  Eder Sócrates Najar Lopes, da FEM, e Juliana Freitag Borin, do IC. A disciplina, aberta a alunos de todos os cursos de graduação da Unicamp, teve como proposta neste semestre ativar as comissões discentes do PE2 (Programa de Projetos Estudantis Espontâneos) (https://www.pg.unicamp.br/norma/17629/0), sediado no espaço Plasma. As diferentes equipes estabeleceram parcerias para o evento, concretaram o piso do parklet com ajuda da prefeitura do campus, garantiram sua acessibilidade, construíram uma estrutura de madeira, produziram brindes, divulgaram o evento na Unicamp e nas redes sociais, montaram um mini-jardim de suculentas e ainda distribuíram picolés ao público que compareceu para conhecer o novo espaço de convivência no dia 29 de novembro".