•      Home
  • Destaques

Fapesp aprova criação do Centro de Estudos sobre o Urbanismo para o Conhecimento e a Inovação - CEUCI, com sede na FECFAU.


A Fapesp aprovou a criação do Centro de Estudos sobre o Urbanismo para o Conhecimento e a Inovação - CEUCI, um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD-SP). Os CCDs têm como foco desafios específicos, de interesse de órgãos públicos e relevantes para o desenvolvimento de São Paulo. Os resultados esperados devem promover o avanço no conhecimento e proporcionar a melhoria das políticas públicas. Eles funcionam por meio da colaboração entre institutos de pesquisa, universidades ou instituições de ensino superior, governo e, potencialmente, empresas e/ou organizações não governamentais.



O nome do novo Centro é inspirado na deusa tupi-guarani Ceuci, protetora das lavouras e das moradias. No atual contexto de sociedade do conhecimento espera-se que diversos campi universitários das cidades paulistas passem por um processo de transformação nas próximas décadas, com a instalação, em seu entorno, de institutos de pesquisa e desenvolvimento, hubs de inovação e empresas de base tecnológica. Essas novas áreas do conhecimento vão demandar uma série de equipamentos e infraestrutura urbana, tais como habitação, serviços, saneamento, espaços livres de uso público, dentre outros. Tendo em vista sua localização, tipicamente em áreas de franja urbana, na interface com áreas agrícolas, fragmentos de matas naturais e outras preexistências geralmente desconexas das áreas urbanas consolidadas, e pelo atual cenário de mudanças climáticas, de destruição dos ecossistemas e de crise econômico-social, essa transformação enfrentará diversos desafios, exigindo novos métodos e ferramentas de planejamento urbano. Assim, a missão do Ceuci é  contribuir para a implantação de áreas urbanas do conhecimento e inovação, em particular aquelas situadas em zonas de franjas ou de expansão urbana, tendo como diretrizes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.



A unidade sede do Ceuci é a Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (FECFAU). A Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA) e a Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT) são as instituições de pesquisa parceiras. O CPQD é a principal instituição externa associada ao projeto. A Prefeitura Municipal de Campinas (PMC), a Agência de Inovação da Unicamp (Inova), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também são instituições parceiras. As empresas que estão participando do Ceuci são a Flock Circular, a Ecclo Saneamento e Paisagismo Ecológico, a Empresa Suzano S.A. e o Instituto Ecofuturo, Cariba Empreendimentos e Participações e a Rewood Soluções Estruturais em Madeira. A ONG Instituto 17, que atua em projetos de difusão dos objetivos de desenvolvimento sustentável e no desenvolvimento de soluções de economia circular, defesa do meio ambiente e desenvolvimento local, também participa do Ceuci.



A pesquisadora responsável e diretora do Ceuci é Gabriela Celani (FECFAU)Paulo José Pereira Curado, diretor de inovação do CPQD, é o vice-diretor, Emilia Wanda Rutkowski (FECFAU) é a coordenadora de comunicação e Milena Serafim (FCA) é a coordenadora de parcerias. Ambas também são pesquisadoras principais (PP) do projeto.



Contato para informações - ceuci@unicamp.br