•      Home
  • Destaques

Palestra - Tipografia Hennies Irmãos: experiências de pesquisa


Com grata satisfação anunciamos mais uma atividade de prática diurna no curso, organizada pelo prof. Edson Pfutzenreuter, do Instituto de Artes. 



A palestra será no dia 29 de junho, às 16:30. Este horário foi decidido a partir de sugestão dos alunos. A palestra será aberta a alunos de todos os semestres do curso. Participem!





Nossa convidada, Jade Piaia, é atualmente pesquisadora de Pós-Doutorado no LabVisual da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2019-2022 com bolsa Fapesp), com estágio na Alemanha na Johannes Gutenberg-Universität Mainz (2022, com bolsa BEPE Fapesp). É doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp com a tese "Memória gráfica em museus de arte: Pinacoteca do Estado de São Paulo", vencedora do 32º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, na categoria trabalhos escritos, modalidade não publicados. Possui experiência docente no ensino superior, participou da criação do curso de Especialização em Design Gráfico oferecido pela Extecamp e tem 17 anos de experiência profissional nas áreas de design gráfico e direção de arte. 





Palestra Tipografia Hennies Irmãos: experiências de pesquisa 



Data e horário: 29 de junho, às 16:30



Local: Sala CA114 - 1º andar FECFAU





Resumo do projeto de pesquisa:



Apesar de ter iniciado suas atividades somente em 1827, o setor gráfico na cidade de São Paulo se expande principalmente no século XX, configurando a capital como um pólo editorial e gráfico, com tipografias, clicherias e litografias. Há uma escassez de registros e ainda muitas lacunas em aberto no campo de estudos sobre os artefatos gráficos produzidos nesse primeiro século de impressão com tipos móveis, tanto no país quanto mais especificamente em São Paulo. É nesse contexto das oficinas tipográficas paulistanas, com atuação do final do século XIX ao XX, que se insere a Tipografia Hennies, objeto desta pesquisa. Durante o período em atividade, a empresa, iniciada em 1891 pelo imigrante alemão Heinrich Hennies e seu irmão Teodoro Hennies, passou por três gerações até o encerramento de suas atividades em 1992. Com objetivo de levantar dados sobre a produção tipográfica paulistana, em particular sobre a Tipografia Hennies, a pesquisa visa trazer à tona o repertório tipográfico desta gráfica, investigando suas origens e influências, passando por sua trajetória centenária, contribuindo para estudos em memória gráfica e cultura material deste recorte geográfico e temporal. Fontes primárias, tais como publicações impressas, livros e periódicos, bem como catálogos de materiais gráficos podem revelar dados importantes sobre os artefatos produzidos por esta gráfica e sobre o repertório tipográfico disponível. O acervo privado dos herdeiros da família Hennies, composto por documentos e fotografias, bem como as entrevistas concedidas pelo último proprietário da empresa são importantes fontes de dados acerca da trajetória dessa empresa, que se mostra de grande importância para a compreensão da formação do campo gráfico de São Paulo.





Inscreva-se aqui.