•      Home
  • Destaques

Agroflorestas e o Desenvolvimento Sustentável


Acesse aqui a gravação do evento.





11 de agosto de 2021, 18h-19h30



Agrofloresta ou sistema agroflorestal é um sistema que reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com a floresta. Neste modelo, o plantio de alimentos é sustentável e ainda faz a recuperação de uma floresta. Buscando alternativas sustentáveis e oportunidades de negócios para a ocupação do território do HIDS, estamos organizando um encontro online sobre agroflorestas aberto a todos os interessados.



A abertura do evento será feita pela Dra. Patricia Sanches, pesquisadora de pós-doutorado da Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da Unicamp, com a palestra “Agroflorestas no HIDS como parte de um modelo conceitual espacial para áreas verdes”.



Em seguida teremos a palestra “Agrofloresta: agricultura regenerativa para pequena e larga escala”, proferida por Daniel Coudry, Lucas Coudry e Leila Pires.



Patricia Sanches – Pesquisadora de pós-doutorado da Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da Unicamp no tema de cidades verdes e compactas aplicada ao HIDS-Campinas. Doutora em Recursos Florestais com foco em ecologia da paisagem urbana pela ESALQ-USP, com Doutorado Sanduíche em Humboldt University, Berlim, Alemanha. Mestre em Paisagem e Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP, cujo tema é o potencial de conversão de áreas degradadas em áreas verdes. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, pela USP, com experiência internacional na TU Delft, Holanda. As principais linhas de atuação são: planejamento e projeto paisagístico, desenho urbano, ecologia da paisagem, ecologia urbana e geoprocessamento. Autora do livro “De áreas degradadas a espaços vegetados”, pela Editora Senac, 2014.



Daniel Coudry – médico com carreira executiva em saúde. Neo-rural, recém apaixonado por agroecologia. Proprietário do Sitio Boa em Joaquim Egídio/Campinas.



Lucas Coudry – músico, professor e viajante. Entrou para o mundo da agroecologia através da iniciativa agroflorestal do Sítio Boa.



Leila Pires – engenheira agrônoma pela UNESP/Botucatu, mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela UFSCar, doutoranda na Faculdade de Engenharia Agrícola/UNICAMP.



Organização:



Profª Drª Gabriela Celani (FEC/UNICAMP)



Drª Patricia Sanches (FEC/UNICAMP)



Patricia Mariuzzo (Comunicação HIDS/UNICAMP)