•      Home
  • Destaques

Arquitetura e Engenharia: o Pavilhão brasileiro em Dubai


   O Pavilhão do Brasil para a Feira Mundial de Dubai é uma das mais destacadas experiências de projeto colaborativo de edifício em estrutura metálica feita por arquitetos brasileiros e engenheiros portugueses. Sua obra quase finalizada já permite reflexões sobre o arrojo de seus espaços, associados à heterodoxa estrutura metálica, à rotina transcontinental de construção do outro lado do mundo e o desafio presente da pandemia global são de interesse imediato para discutir os meandros dessa complexa experiência como testemunho da mundialização da arquitetura, urbanismo e engenharia civil no século XXI.    



    O evento contará com a presença do autor e coordenador do projeto de arquitetura, o brasileiro José Paulo Gouvêa, e do engenheiro civil responsável pelos desenhos de estrutura e instalações do pavilhão, o português Rui Furtado. Juntos, eles apresentarão aspectos da obra e seus antecedentes, debatendo com os moderadores Rafael Urano Frajndlich (FEC-Unicamp) e Juliano Vasconcellos (FAU-UFRGS).     



Convidados:     



     Arq. José Paulo Gouvea Arquiteto e urbanista, é autor de vários projetos públicos em construção no Estado de São Paulo, como o CEU São Miguel e o SESC Limeira. Coordena e assina o Pavilhão do Brasil em Dubai, junto com o MMBB arquitetos, e participa ativamente do acompanhamento de suas obras. É professor na Escola da Cidade e visitante na Harvard School of Design.



    Eng. Rui Furtado Engenheiro civil com longa experiência em estruturas heterodoxas como o Estádio de Braga, de Eduardo Souto de Moura, e em parcerias com arquitetos brasileiros, como Paulo Mendes da Rocha no Museu dos Coches de Lisboa. É professor na Universidade Lusófona do Porto.



    Moderadores:     



Rafael Urano Frajndlich (Docente FEC-Unicamp)     



Juliano Vasconcellos (Docente FAU-UFRGS)


Assista aqui.