PROTOCOLOS RÁPIDOS DE ORIENTAÇÃO (PROs)

  • Tenho sintomas suspeitos de covid-19
  • Tenho sintomas suspeitos de covid-19 e teste para sars cov-2 positivo
  • Tive contato com alguém com suspeita de covid-19
  • Tive contato com alguém com covid-19 confirmada
  • Tenho teste para sars cov-2 positivo mas não tenho sintomas suspeitos de covid-19
  • Tenho teste negativo mas continuo com sintomas suspeitos de covid

Caso suspeito de Covid-19


Afaste-se imediatamente de suas atividades presenciais na Universidade e adote medidas de isolamento domiciliar

Se for servidor, informe imediatamente à sua chefia imediata; se for aluno, informe ao docente responsável.

Preencha o aplicativo EducaSaude

Procure um serviço de saúde para atendimento e testagem diagnóstica.

Caso receba atestado médico, o envie digitalizado, por email, ao RH da sua Unidade (servidor) ou à secretaria de Graduação, Pós-Graduação ou Colégio Técnico (aluno).

Aguarde o resultado do teste em isolamento domiciliar. Resultados de testes feitos no CECOM serão comunicados por e-mail tão logo sejam liberados pelo laboratório.

Caso suspeito de Covid-19


Mantenha-se afastado de suas atividades presenciais na Universidade com medidas de isolamento domiciliar pelo período de 10 dias a contar do primeiro dia com sintomas.

Comunique imediatamente à sua chefia imediata (servidor) ou ao docente responsável (aluno), e envie ao RH (servidor) ou à secretaria de Graduação, PósGraduação ou Colégio Técnico (aluno) o seu atestado médico digitalizado, por e-mail. Se você foi atendido ou realizou teste para SARS-CoV-2 em um serviço de saúde externo à Unicamp, envie também o seu resultado.

Envie o quanto antes ao email do CECOM (nve@cecom.unicamp.br) uma lista contendo nome completo, matrícula, e-mail de acesso frequente e telefone (pessoal e não institucional) dos seus contatos próximos que fazem parte da comunidade da Unicamp, para que possam ser convocados para coleta de RT-PCR para covid-19. Informe também ao RH ou ao Comitê de Crise da sua Unidade, quando solicitado.

A evolução dos seus sintomas será monitorada periodicamente pela equipe de saúde do CECOM: Fique atento às ligações telefônicas. Independente disso, procure imediatamente um atendimento médico de urgência se apresentar sinais de alerta, como dificuldade de respirar e dor ou pressão persistente no peito.

Seu isolamento poderá ser interrompido, com retorno às atividades presenciais, no sétimo dia de isolamento, desde que esteja sem febre há pelo menos 24 horas sem o uso de medicamentos antitérmicos, E sem sintomas respiratórios (tosse, coriza, dor de garganta, falta de ar). Nesta condição, não existe indicação para realizar uma nova testagem para SARS-CoV-2.

ATENÇÃO: Até que se completem os 10 dias em que iniciou o período de isolamento, adote as medidas adicionais de prevenção.

Se após o período de 10 dias persistirem febre ou sintomas respiratórios, procure um serviço de saúde para reavaliação médica e prorrogação do seu afastamento, caso se faça necessário.


Se você teve contato próximo com alguma pessoa com suspeita de covid-19, mantenha suas atividades presenciais respeitando de maneira rigorosa todas as medidas sanitárias de prevenção à covid-19.


Fique atento ao surgimento de qualquer sinal ou sintoma relacionado à doença, especialmente durante os próximos 14 dias a contar da data de seu contato com a pessoa que possui suspeita de covid-19. Caso fique doente, adote o protocolo TENHO SINTOMAS SUSPEITOS DE COVID-19.

Se você tomar conhecimento que o resultado do teste para SAR-CoV-2 do seu contato próximo foi positivo, adote o protocolo “TIVE CONTATO COM ALGUÉM COM COVID-19 CONFIRMADA”.


Contato próximo


Afaste-se imediatamente de suas atividades presenciais na Universidade e adote medidas de quarentena domiciliar por 07 dias. Informe à sua chefia imediata (servidor) ou ao docente responsável (aluno), que irão definir o formato das atividades remotas, nos casos em que se apliquem.

Se você é contactante domiciliar (reside no mesmo local) de alguém positivo para SARS-CoV-2, envie ao RH (servidor) ou à secretaria de Graduação, Pós-Graduação ou Colégio Técnico (aluno) documento comprobatório da doença do caso confirmado. Não haverá a necessidade de encaminhamento do resultado dos testes realizados pelo CECOM.

Preencha o aplicativo EducaSaude
.
Fique atento ao surgimento de qualquer sinal ou sintoma relacionado à doença, especialmente durante os próximos 14 dias a contar da data de seu último contato com a pessoa confirmada para covid-19. Caso isso ocorra, adote o protocolo “TENHO SINTOMAS SUSPEITOS DE COVID-19”.

Ao receber a convocação por e-mail, compareça ao CECOM no dia agendado para sua coleta de RT-PCR para SARS-CoV-2.

Você poderá retornar às suas atividades presenciais na Universidade a partir do 7º dia de seu último contato de risco com a pessoa confirmada para covid-19, no caso do resultado de seu teste de RT-PCR para SARS-CoV-2 resultar negativo ou “não detectado” E você não tenha desenvolvido sinais e sintomas suspeitos de covid-19. Caso o teste seja positivo, você receberá do CECOM orientações e atestado médico de 07 dias a contar da data da coleta do seu exame.


Mantenha-se afastado de suas atividades presenciais com medidas de isolamento domiciliar pelo período de 07 dias a contar da data de coleta do seu teste.


Comunique imediatamente à sua chefia imediata, ao RH (servidor) ou à secretaria de Graduação, Pós-Graduação ou Colégio Técnico (aluno), e envie para eles em formato digitalizado o resultado do seu teste, caso tenha sido realizado em um serviço de saúde externo à Unicamp. A partir daí, siga as orientações que serão fornecidas pelo CECOM e pela sua Unidade.

Você será monitorado periodicamente quanto ao surgimento de sintomas pela equipe de saúde do CECOM: Fique atento às ligações telefônicas. Independente disso, procure imediatamente um atendimento médico de urgência se apresentar sinais de alerta, como dificuldade de respirar e dor ou pressão persistente no peito.

Ao término de seu prazo de isolamento, retorne às atividades presenciais, desde que não tenham aparecido sinais ou sintomas suspeitos de covid-19. Nesta condição, não existe indicação para realizar uma nova testagem para SARS-CoV-2.

ATENÇÃO: Adote as medidas adicionais de prevenção até que se completem 10 dias do início de seu período de isolamento.

No caso de surgirem sinais ou sintomas da doença durante o seu período de isolamento, procure um dos serviços de saúde de referência para avaliação médica.


Se você já passou por consulta médica, permaneça afastado de suas atividades presenciais pelo período indicado em seu atestado médico.

Retorne às suas atividades presenciais ao final do prazo de afastamento, desde que esteja sem febre há pelo menos 24 horas sem o uso de medicamentos antitérmicos, E sem sintomas respiratórios (tosse, coriza, dor de garganta, falta de ar). Continue respeitando de maneira rigorosa todas as medidas sanitárias de prevenção à covid-19.


Se após o período de 10 dias persistirem febre ou sintomas respiratórios, procure um serviço de saúde para reavaliação médica e prorrogação do seu afastamento, caso se faça necessário.