LALT - LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES

Departamento de Infraestrutura e Ambiente


Objetivo

O LALT foi desenvolvido com base no conceito de Learn Lab proposto pelo System Dynamics Group do MIT/Sloan que sugere a criação de espaços independentes para potencializar trocas de conhecimentos e experiências entre diferentes públicos. Tendo como princípio misturar diferentes públicos tanto em termos de faixas etárias como de formações e experiências, participam do LALT alunos de graduação, de pós, técnicos do setor e executivos. Desde sua criação, o LALT vem construindo uma comunidade de aprendizagem contando hoje com uma associação ALUMNI independente (Alumni LALT) com eventos regulares para a comunidade (GEL), um portal e uma lista de discussão virtual. Em 10 anos de atividades, o LALT já treinou mais de 200 profissionais nos cursos de extensão. Dá suporte para disciplinas de graduação e de pós graduação com alunos das engenharias e de outras áreas como Matemática e Artes. Em termos de pesquisa já foram concluídas 21 iniciações Científicas, 8 Mestrados, 3 Doutorados e 2 Pós Doc. Estão envolvidos hoje 50 pesquisadores distribuídos em 6 Pos Doc, 12 Doutorandos, 20 Mestrandos e 4 IC, 1 TFC e 6 monitores de cursos além de 2 funcionários administrativos. O LALT ocupa hoje 80 m2 no Prédio Administrativo da FEC, contando com instalações adequadas para 10 pesquisadores. São parceiros e apoiadores do LALT hoje as empresas DHL, TOTVS e Transportadora Americana. O LALT também participa ativamente de Associações e Organizações como SCC, Aslog, ANPET, Amcham e Instituto Quasar. Tem importantes parceiros acadêmicos como UFSC, Coppe, UFC no Brasil e BIBBA na Alemanha. As principais linhas de pesquisa são: Alfabetização Ambiental e Trabalho; Desempenho de Serviços Logísticos e de Transportes; Desempenho e Operação de Sistemas Ferroviários; Gestão Socioambiental; Integração de Agentes Interagindo nas Cadeias de Suprimentos; Integração entre Sistemas de Manufatura e Logística ao Longo de Cadeias Globais de Suprimentos; Logística no Setor de Serviços; Planejamento e Operação de Transportes e Logística; Planejamento, Projeto e Operação de Sistemas Logísticos e de Transportes; Plataformas Logísticas; Plataformas Logísticas Inteligentes; Redes Logísticas e Sustentabilidade de Cadeias de Suprimentos. Com destaque para os seguintes projetos: - Concepção de Plataformas Logísticas Operando como Elos Inteligentes na Cadeia de Suprimentos e no Transporte Multimodal, apoiado pelo CNPq e envolvendo as Universidades UFSC, a UFA, o CTI, a UNICAMP e o BIBA Universidade de Bremen. 2010/2012. - Plataformas Logísticas Sustentáveis, apoiado pela H2MK, Empresa Aeroportuária de Campinas em parceria com o Laboratório Fluxus; com o objetivo de estudar a viabilidade e o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação aplicadas a processos logísticos. 2009/2014. - LogGlobal – Improving Global Supply Chains com UFSC, UNICAMP, BIBA, UFC: No contexto do programa BRAGECRIM (Brazilian-German Collaborative Research Iniciative on Manufacturing Technology) patrocinado pela Capes ( Brasil) e pelo DFG (Alemanha) o projeto LogGlobal objetiva investigar e aprimorar as interfaces informacionais entre processos distribuídos de manufatura e sistemas logísticos ao longo de cadeias de suprimentos globais (Global Supply Chain). 2009/2011. - Logística no transplante de órgãos: Em parceira com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clinicas, da UNICAMP. 2009/Atual. - Núcleo de Pesquisa em Logística Integrada - PRONEX II com UFSC, UNICAMP, BIBA: O projeto é composto por 3 linhas de pesquisa principais a primeira com o objetivo de estudo das relações entre os agentes da cadeia de suprimentos no contexto nacional, visando, através do uso de formas modernas de troca de informação e ferramentas operacionais, a segunda com o objetivo de analisar os conceitos da logística humanitária e a ultima com o objetivo de desenvolver modelos de otimização global. 2008/2010.

Infraestrutura

Computadores, Softwares, instalações para vídeo conferencia e biblioteca.